Você conhece as escalas modais? Provavelmente você já ouviu falar delas, talvez com outros nomes: modos gregos ou modos gregorianos. Esses nomes são bastante discutíveis. Há quem diz que o termo “modo grego” está errado, pois estas escalas modais que utilizamos com mais frequência tem relação com o Papa Gregório e não com a Grécia. Neste caso, podem inclusive serem chamados de modos eclesiásticos. Os modos gregos em si começavam por notas diferentes (o dórico começava em dó, por exemplo) e eram representados por escalas descendentes. Independente do nome que elas levam, podemos dizer que elas são escalas formadas por notas naturais, começando por cada uma delas. Por exemplo: O modo Jônio tem a mesma formação da escala maior, começando do dó com notas naturais. O modo Dórico é uma escala começando do ré, apenas com notas naturais. Sendo assim temos:
Jônio: Começa do dó. É igual a escala maior. Já a conhecemos e debatemos suas principais características em diversos momentos.
Dórico: Começa do ré. É um modo menor natural com a sexta elevada. Nota característica: Sexta Maior.
Frígio: Começa do mi. É um modo menor natural com uma segunda abaixada. Nota característica: Segunda menor.
Lídio: Começa do fá. É um modo maior com a quarta elevada. Nota característica: Quarta aumentada.
Mixolídio: Começa do sol. É um modo maior com a sétima abaixada. Nota característica: Sétima menor.
Eólio: Começa do lá. É igual a escala menor natural/primitiva.
Lócrio: Começa do Si. É o modo mais diferente. Possui a segunda e a quinta abaixadas. Notas características: Segunda menor e quinta diminuta.
Mas as escalas modais só podem ser formadas por notas naturais? Não! Podemos começar em qualquer nota, contando que sigamos a ordem de tom e semitons entre elas. Vou explicar melhor: Podemos fazer uma escala em mixolídio começando em dó, basta manter a nota característica citada acima, ou seja, abaixarmos o si (sétima). Portanto na escala de do mixolídio, temos um si bemol. Vai aí um esqueminha com ordem de tons e semitons de cada uma:
Você já conhecia o modalismo? Como você costuma chamar as escalas? Gregos, Gregorianos, eclesiásticos...?
No nosso curso de teoria e percepção musical nós trabalhamos passo a passo todos estes assuntos, sem pular etapas. Vem com a gente e saiba que você pode começar a estudar GRATUITAMENTE. São 20 aulas + extras para você começar agora sem precisar se comprometer. O curso completo é totalmente online, sendo equivalente a 4 anos ou mais de estudos em um conservatório de música e vai do ZERO ao avançado.
Comments