aprenda música online
Introdução à Percepção Musical
Percepção musical é uma prática que visa o treinamento auditivo do músico. Disciplina obrigatória em conservatórios e escolas de música, consiste em uma série de atividades organizadas progressivamente, que visam tornar o músico apto a ouvir, identificar e enunciar complexidades rítmicas e melódicas diversas. As atividades mais comuns são o solfejo, a leitura rítmica e o ditado musical.
Solfejo: O solfejo é o ato de ler uma nota escrita na partitura e enunciar, ou cantar, com a voz. O solfejo pode ser realizado com alturas absolutas ou relativas. Solfejar é o ato de realizar o solfejo. Quando realizado em altura absoluta (Do fixo), o músico enuncia exatamente a nota que está escrita - ou seja, se está escrito Do, o músico enunciará o Do. Como a voz humana possui limitações, oitavar - ou seja, cantar uma determinada nota uma oitava acima ou abaixo - é permitido no solfejo em altura absoluta. Já quando realizado em altura relativa (Do móvel), o músico pode enunciar outras notas musicais, desde que mantenha a relação intervalar entre elas - ou seja, se está escrito (Do, Re, Mi), o músico pode enunciar (Re, Mi, Fa#), porém falando (Do, Re, Mi). Neste caso, o que importa é a lógica intervalar e não a altura absoluta. O solfejo relativo pode também utilizar graus no lugar dos nomes das notas - ou seja, ao invés de falar (Do, Re, Mi), o músico pode solfejar (1, 2, 3), cantando assim qualquer nota musical, desde que respeite a relação intervalar proposta.
Leitura rítmica: É o ato de ler uma determinada organização rítmica na partitura e executar a mesma através de algum recurso, seja batendo palmas, usando instrumentos de percussão ou cantando. A leitura rítmica é uma atividade importante para o desenvolvimento não somente da leitura, mas principalmente da execução de complexidades rítmicas, como a polirritmia e algumas divisões complexas do tempo.
Ditado: É o ato de ouvir alguma organização musical - seja melódica, rítmica ou harmônica - e a escrever na partitura. O ditado é uma atividade extremamente importante por inverter o processo de leitura e execução, colocando o reconhecimento auditivo como a primeira etapa, sem o auxílio da escrita. O ditado melódico prioriza o reconhecimento de alturas isoladas, intervalos e escalas. O ditado rítmico dá maior ênfase ao reconhecimento de complexidades rítmicas e métricas. Já o ditado harmônico visa desenvolver o reconhecimento de acordes e progressões. O ditado musical também pode ser realizado com uma música que inclua todos estes processos de uma só vez. Outro desdobramento possível é o ditado a 2, 3 ou mais vozes - ao mesmo tempo. Bastante temido mesmo entre músicos treinados, o ditado a 4 vozes costuma ser desafio proposto na etapa final da faculdade de música.
São muitos os benefícios ao estudar percepção musical e tais benefícios não são exclusivos aos músicos cuja tradição está diretamente relacionada com a notação musical. Aprender a ouvir é um fundamento básico na formação de qualquer músico, já que a música é uma atividade de escuta em primeiro lugar. Apesar de fazer uso da partitura em sua composição, o estudo da percepção é direcionado à aquisição de habilidades auditivas presentes em diversas práticas da música, mesmo as mais distantes da prática de notação - como mencionamos na aula inaugural do nosso curso de teoria e percepção musical. Veja alguns benefícios ao estudar percepção musical:
> Aperfeiçoar a intuição musical, o ouvido, e assim compreender objetivamente os processos da prática musical.
> Tirar música de ouvido.
> Identificar nuances de sons, partes de instrumentos, notas e organizações no tempo.
> Realizar alturas definidas e organizações temporais complexas.
> Treinar solfejo, ditado e leitura rítmica.
> Identificar acordes, intervalos e escalas musicais.
> Identificar de forma precisa a composição de ritmos complexos.
> Diversos concursos de música requerem conhecimento de teoria e percepção musical.
Desenvolver a percepção musical de maneira adequada, passo a passo, evita complicações, frustrações e sofrimento. No nosso curso de teoria e percepção musical utilizamos um plano de curso de acordo com a prática dos conservatórios conceituados, partindo dos primeiros passos e indo aos poucos, de forma organizada e comprometida.
No primeiro módulo, que é 100% GRATUITO, você tem acesso à aula de introdução à percepção musical. A partir do módulo 2, a percepção se torna uma disciplina independente. Você pode acessar o nosso plano de curso AQUI e se inteirar do que é abordado nos módulos mais avançados.