É comum confundirmos o compasso ternário simples com o compasso binário composto, pois ambos usam o 3 como referência métrica. A grande diferença entre estas duas formas de organização métrica está em como a unidade de tempo e a unidade de compasso se comportam.
3/4 (ou ternário simples): A UC é dividida por 3, a UT é dividida por 2, usando uma uma figura não pontuada - como a semínima.
6/8 (ou binário composto): A UT é dividida por 3, já a UC é dividida por 2. O balanço do compasso é binário, mas o balanço da UT é ternário.
Exemplo musical:
A música 'Nothing Else Matters' do Metallica está em binário composto (6/8) e não em ternário simples. Ao ouvir, tente perceber que o nível métrico da unidade de tempo é aquele que conduz o movimento da música - estando organizado de forma binária. Depois, tente pulsar em 3, acompanhando o nível métrico das colcheias - e perceba o quanto o movimento deste nível métrico está em outro grau de velocidade, sendo uma subdivisão da pulsação e não a pulsação em si.
Feeling Good, de Nina Simone, também está em binário composto. A música pulsa em 2, com subdivisão em 3, neste caso, marcados pelos acordes repetidos do piano:
Veja a forma como contamos o binário composto, subdividindo em 3 a unidade de tempo, sendo: (1, e, e, 2, e, e). No ternário simples contaríamos (1, e, 2, e, 3, e).
O Noturno Op.2 No.2 de Chopin é escrito em ternário simples. Este noturno é bem famoso e utiliza o ternário simples de maneira bastante evidente. Ouça a interpretação da Valentina Lisitsa e tente contar os 3 tempos junto com a música: (1, e, 2, e, 3, e)
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o nosso curso de Teoria e Percepção Musical, vem com a gente e saiba que você pode começar a estudar GRATUITAMENTE. São 20 aulas + extras para você começar agora sem precisar se comprometer. O curso completo é equivalente a 4 anos ou mais de estudos em um conservatório de música e vai do ZERO ao avançado.
Commentaires